IMG_4135-1

Tínhamos um sonho e tornámo-lo no nosso objectivo de vida!

Tínhamos um sonho e tornámo-lo no nosso objectivo de vida, e tu?

Descobrimos que a maior parte das pessoas, tal e qual como nós, tem um sonho. O nosso era VIAJAR! O que fizemos: tornámo-lo o nosso objectivo de vida! Porque quando viajamos sentimo-nos mais livres, divertimo-nos imenso, adoramos descobrir e aventurarmo-nos juntos, termos contacto com novas culturas e pessoas, e sentimos que quando chegamos de viagem temos a mente mais aberta. E se nos fazia sentir tão bem, queríamos fazê-lo com mais frequência e por mais tempo.

Encontrámos alguns desafios e tivemos que arranjar uma solução que fosse viável e se enquadrasse a nós, mas nem isso nos fez parar. Tivemos uma ideia!

E se tivéssemos uma van?

Fomos cogitando essa ideia e cada vez mais nos pareceu que fazia todo o sentido. No entanto surgiram mais um monte de desafios. O primeiro, não tínhamos dinheiro para comprar uma van! Segundo, nenhum dos dois tinha, alguma vez, viajado de caravana! Não sabíamos nada do assunto, nem do ponto de vista prático, nem legal, nem logístico. Apenas sabíamos que podíamos fazer as nossas próprias rotas, ter os nossos horários, não tínhamos que pagar alojamento, o Sparky podia viajar sempre connosco e cozinhar na van – que saía mais barato do que comer em hotéis e restaurantes. E isso era suficiente para ficarmos convencidos, os desafios seriam isso mesmo. Desafios que iríamos ultrapassar.

Porque se há pessoas que conseguem fazer, nós também iríamos conseguir.

O primeiro passo foi pesquisar e “engolir” toda a informação que havia na internet. Infelizmente não encontrámos muito conteúdo em português e nem sempre a melhor informação. No entanto, descobrimos o canal de youtube de um casal que estava a viajar o mundo numa pickup, com uma caravana em cima. E o que gostámos mais foi ver a felicidade deles e genuinidade que demonstravam em cada vídeo. Estavam a conseguir concretizar o seu sonho, de percorrer as Américas de van.

Podemos dizer que foram a nossa grande influência para enveredarmos pelo mundo da vanlife. Fizeram-nos acreditar que o sonho era possível!

Depois de muita pesquisa sobre qual seria a van ideal para nós, com muitas listas de prós e contras, coisas às quais nos tínhamos que adaptar e outras que eram imprescindíveis, chegámos a conclusão que para nós faria sentido comprar um a van nova, que fosse (relativamente) pequena mas com conforto e algumas comodidades. Mas ter uma van assim só seria possível se fizéssemos uma melhor gestão do nosso dinheiro, poupássemos bastante e fizéssemos alguns esforços.

Acreditem que muitas vezes duvidámos, chegámos a ter 3 trabalhos para amealharmos mais dinheiro, e que nos disseram que era uma ideia louca!

E era, mas conseguimos! Houve um dia, de vários em que fomos namorar vans, tivemos a coragem de fazer uma simulação. Pensávamos que ainda não era possível comprá-la, devido à nossa situação na altura. Mas entre acordos e descontos com a empresa, demo-nos conta que dava. Podíamos então encomendar a nossa van! E não imaginam a nossa felicidade, nem nós sabíamos o que sentir, se riamos, se chorávamos se contávamos a toda a gente ou guardávamos em segredo até ela chegar. Só nos passava pela cabeça que afinal todo o esforço e trabalho dos últimos anos tinha valido a pena.

A concretização de um sonho é algo que por vezes nos parece inalcançável, impossível e longínquo. Mas quando acontece, faz tudo ter sentido. Todo aquele esforço estava a ser reconhecido e tinha um sabor a vitória e conquista.  Daí para a frente apercebemo-nos que podíamos sonhar com qualquer coisa, desde que esse se tornasse o nosso objectivo de vida. Nós somos pessoas iguais a ti e ao comum dos mortais, não nascemos ricos nem nos saiu o Euromilhões, temos diariamente que trabalhar para termos o que queremos, mudámos de estratégia várias vezes mas conseguimos!

Por experiência própria o que te podemos dizer e aconselhar, independente de qual seja o teu sonho, agarra-o com unhas e dentes e faz o possível e o impossível por o tornar realidade. Rodeia-te de pessoas que apoiem essa decisão e não te deixem perder o foco.

Podes sonhar alto, desde que a tua vontade de realizar esses sonhos, seja bem maior.

Se há algo que nos motiva e nos deixa com uma enorme vontade de continuar a mostrar esta nossa loucura, são os testemunhos e as mensagem que recebemos diariamente. Essa sim é a parte mais satisfatória desta jornada, saber que temos pessoas do outro lado que gostam do que vêm de verdade e que não somos apenas máquinas por detrás de cada smartphone.

Testemunhos

“Graças a pessoas inspiradoras como vocês e ao meu desejo enorme por aventuras e viagens tenho a minha van, preciosidade da minha vida. […] Parabéns por arriscarem, evoluírem e inspirarem as pessoas, desejo-vos a maior sorte do mundo”

Julie Gonçalves

Vanlifer

“Vocês inspiram-nos imenso e deixaram-nos com uma vontade imensa de viajar de van por aí fora. Com isto já começámos a fazer contas para arranjarmos uma e finalmente vivermos a vida. Continuem a seguir os ossos sonhos e nunca desistam pois são uma inspiração e motivação!”

Nuno Nolasco

Amigo

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Subscreve a nossa newsletter