lake

Roteiro – 7 dias de van pela Suíça

Se escolheste explorar a Suíça de van é porque és um apaixonado pelas paisagens imponentes das montanhas e lagos cristalinos, se não és, temos a certeza que te vais tornar fã deste país maravilhoso.

O ponto de partida será Genebra porque existe a possibilidade de vires de avião e alugares uma van na Suíça para te deslocar durante esta aventura ou se vieres com a tua van, é a fronteira que fica mais perto da zona de Francesa (e de Portugal).

Com este roteiro queremos dar-te a conhecer:

– Estradas magnificas para viajares;
– Paisagens que não podes perder;
– Lagos que vais ficar rendido;
– Locais para dormires com opção gratuita ou paga;
– Trajectos delineados e simplificados.

Todo este roteiro foi cuidadosamente elaborado por nós, com base na nossa experiência e com uma minuciosa pesquisa sobre actividades que podes fazer nas diferentes regiões. Aqui tens um exemplo de um roteiro que podes fazer em 7 dias, contudo, não quer dizer que tenhas obrigatoriamente de o seguir à risca, afinal somos todos diferentes e não gostamos todos das mesmas coisas. Por isso sente-te à vontade por explorar outros caminhos e aventurar-te pela Suíça.

A Suíça é um dos países mais seguros da Europa e onde podes pernoitar sem problemas (desde que não haja informação contrária no local). Contudo se por alguma razão não te sentires seguro onde pensas passar a noite ou estacionar a van, aconselhamos-te a não o fazer, só porque nós dissemos que era um bom local. Deves ter em conta que alguns dos locais para pernoitas que apresentamos podem estar cheios e ter ou não os serviços enumerados. Este roteiro foi baseado na nossa experiência, podendo alguns locais já terem sofrido alterações.

Neste roteiro incluímos também alguns caminhos de montanha onde poderás ter de passar com a van por estradas estreitas e vertiginosas, nós conseguimos passar com a nossa van de 6metros, mas a escolha é tua, se não te sentes muito confiante na tua condução nestas condições, não tens o fazer. No entanto, foi onde encontrámos paisagens maravilhosas e um contacto com a natureza incrível e por onde passam dezenas de carros diariamente sem qualquer problema. Estás no país das montanhas e onde neva bastante, por isso deves sempre ter em conta que em certas alturas do ano podem haver estradas cortadas devido à queda de neve. São sempre sinalizadas e com um caminho alternativo, mas fica atento.

O espírito da Vanlife conta com uma coisa maravilhosa que é o contacto com a população local e esperamos que te proponhas a essa experiência. Sair da nossa zona de conforto pode parecer assustador, mas vais ver que com um sorriso na cara podes fazer amigos por esse mundo fora.

Um dos nossos lemas é deixar o local onde estamos melhor do que o encontrámos e contamos contigo para fazer o mesmo. Esperamos que não deixes lixo no chão ou em qualquer outro sítio que não nos caixotes e se por acaso encontrares algo “que não faz parte da paisagem” podes sempre ser tu a deitar fora, não ganhas uma medalha por isso, mas a natureza agradece e estás a contribuir para uma amanhã melhor. Uma curiosidade das pessoas deste país, que certamente te vais aperceber, e que contrariamente aos Portugueses e outros povos do sul da Europa, é que os Suíços são geralmente pessoas “pouco festivaleiras”. Não queremos dizer que não simpáticas ou hospitaleiras, antes pelo contrário, mas respeitam bastante o outro e por isso também não gostam de ser incomodadas, aconselhamos-te a respeitares o local onde estás, sobretudo no que toca a barulho tardio e ocupação do espaço público.

Uma das coisas que mais gostamos da cultura Suíça é o facto de serem (no geral) pessoas generosas e honestas, por isso é possível que encontres ao longo da estrada, barraquinhas de venda de frutas, vegetais, sumos ou outros produtos biológicos sem vendedor, apenas com uma caixinha para deixares o dinheiro daquilo que levas. Aconselhamos-te a parar e comprar, geralmente os produtos são biológicos, de boa qualidade e vais estar a ajudar os produtores locais.

Todos os preços apresentados no roteiro são apresentados na moeda local, Franco Suíço (CHF) e podem sofrer alterações dependendo da altura do ano em que vais viajar.

Uma última nota importante, todos os locais apresentados “O que não podes perder” têm links associados para tu teres ideia do que estamos a falar, para te facilitar a pesquisa dos locais, por isso clica e explora o máximo este roteiro que tivemos tanto prazer em realizar para ti.

Se estás connosco é porque és um aventureiro e estás pronto para carregar no acelerador da van e começar a explorar.

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Subscreve a nossa newsletter