capaartigogapyearjpg

Vamos largar tudo e viajar pela Europa durante 1 ano

ou ano sabático, é um período de tempo em que deixamos de exercer a profissão actual e dedicamos esse tempo a nós próprios, a descobrir-nos e a aproveitar o tempo para fazermos coisas que nos deixam mais realizados. É parar para pensar, reflectir e encontrarmo-nos com nós próprios. Geralmente é aproveitado para fazer uma grande viagem, conhecer novas pessoas e culturas. E é mais ou menos isso que vamos fazer. Pelo menos em teoria é…

Em teoria porque habitualmente a ideia de fazer um gap year é não trabalhar. Quanto muito exercer um trabalho ou outro, pontualmente, na perspectiva de tirar ideias para um emprego futuro, mas geralmente está mais associada ao lazer e a desfrutar a vida. Então a nossa ideia parte dessa base, deixarmos os nossos actuais empregos e, partir à aventura e descoberta, mas não queremos de todo deixar de trabalhar.

Largar tudo e viajar pela Europa

Primeiro, a ideia

A ideia não é nossa, não seremos os primeiros nem os últimos a fazê-lo com certeza. E por conhecermos várias pessoas que o fizeram achamos que no nosso caso é realmente aquilo que, mais do que queremos, precisamos de fazer.
Vivemos juntos, na Suíça, há 8 anos, trabalhamos em áreas que gostamos, e podemos dizer que temos uma vida boa e estável. Mas o facto de termos a van e não podermos usufruir dela a 100% (nem a 50) é algo que nos inquieta, sem falar que sentimos que estamos a investir demasiado tempo e energia nos nossos empregos.
Se por um lado temos uma boa fonte de rendimento, por outro não nos sentimos inteiramente realizados. É então que surge a ideia do gap year.

” Começámos a imaginar e a planear como seria, e sentimos que era exactamente dessa mudança que precisávamos na nossa vida.”

Tivemos esta ideia em 2018 (há 2 anos) e dizíamos para nos que daí a uns 4 anos íamos largar tudo e percorrer a Europa de van. Não tínhamos nada planeado, mas sabíamos que queríamos algo do género. Durante 1 ano ainda dizíamos.. “daqui a 4 anos vamos..” e o tempo foi passando e parecia que ainda era uma coisa muito longínqua. Até que veio o dia em que dissemos CHEGA! Se é esse o nosso sonho, vamos torná-lo realidade! Vamos agendar uma data para a viagem e até la vamos organizar tudo para que seja possível.

Queremos largar tudo e viajar pela Europa. Vamos largar tudo e viajar pela Europa. Brevemente nós iremos largar tudo e viajar pela Europa.

segundo, o planeamento

Nosatrabalharnavan

Quem nos conhece sabe que somos de ideias loucas, mas por outro lado temos os pés bem assentes na terra.

Quando partimos à aventura de vir viver para a Suíça nem sabíamos no que nos estávamos a meter, não falávamos francês, não conhecíamos nada nem ninguém e deixámos tudo para começar uma vida a dois. Não planeámos nada mas não tínhamos nada a perder, hoje é diferente. Hoje temos a nossa vida orientada, as nossas economias e um passo destes só pode ser dado com bastante planeamento e consciência.

Como vivemos na Suíça não podemos simplesmente um dia ir embora, fazer a nossa viagem e voltar para os nossos empregos um ano depois. Isso engloba continuar a pagar a renda de casa, seguros pessoais e dois carros, e não temos orçamento para isso nem faz qualquer sentido.
Então, para além de planear a viagem temos agora que planear a nossa partida da Suíça e regresso a Portugal.

” Temos uma data de partida e uma enorme vontade de mudar de vida. A cada dia que passa ficamos mais convencidos e motivados com esta aventura.”

terceiro, a partida

Depois de muitas contas feitas e refeitas, chegámos a conclusão que afinal até podemos partir antes da data que tínhamos previsto inicialmente.

Se há 8 anos foi difícil para nós deixar a nossa família e os amigos para viver a 2mil km de distância, acreditamos que desta vez não será mais fácil. Pode não ser o país onde nascemos mas toda a nossa vida adulta foi passada aqui e fizemos amizades para a vida. Será também com alguma tristeza que partimos e deixamos novamente os amigos, estes que se tornaram a nossa família.

Iremos ficar em Portugal por uns tempos enquanto tratamos de algumas burocracias necessárias e fazemos os retoques finais no nosso projecto para que possamos arrancar para a estrada e dar vida ao nosso sonho o mais rápido possível.

quarto, a viagem

vanillanaestrada

Estipulámos uma viagem de 365 dias pela Europa.

Neste momento ainda não temos um dia ou uma rota definida mas sabemos que queremos começar por descobrir Portugal, aproveitar os meses de verão e só depois partir para o resto da Europa. Provavelmente começaremos pelos países do norte para passarmos o verão seguinte nas Balcãs.

Mas não queremos simplesmente ir, queremos começar a trabalhar em algo nosso, que não só nos dê uma fonte de rendimento mas também de foco durante a viagem.

Esperamos desta viagem aproveitar ao máximo cada dia, cada lugar, cada momento. Sabemos que vai ser um desfio enquanto casal, passar 365 dias juntos num espaço tão pequeno e com condições limitadas, mas estamos dispostos a arriscar.

e depois da viagem?

Podemos não ganhar o que ganharíamos estando a trabalhar aqui, mas o dinheiro não é tudo. Queremos sentir-nos realizados e perto dos nossos.

O ideal talvez seria continuarmos a trabalhar online e viajar o máximo possível. Para isso contamos convosco para nos apoiarem este projecto, seguirem esta aventura que começará em breve e poder ajudar quem tem o sonho de fazer o mesmo que nós.

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Subscreve a nossa newsletter